top of page

Coordenação Motora

Olá, pessoal! Tudo bem?

Estava eu, passeando pelo mundo da internet esses dias, e me bateu a vontade de vir aqui falar sobre coordenação motora. As pessoas que fazem parte do espectro autista, no geral, possuem dificuldades tanto na coordenação motora ampla como na fina, principalmente. O Matheus não tinha o movimento de pinça e quando escrevia ou pintava, segurava os lápis na palma da mão (chamada de preensão palmar). Trabalhando com a TO na época, ele conseguiu fazer o movimento correto de segurar os lápis e teve um ganho enorme!


Outra característica do espectro, é o andar na ponta dos pés. Não sei se todos apresentam essa condição, nunca pesquisei sobre isso, mas já li muitos relatos. O Matheus pulava e corria na ponta dos pés, mas eu não tenho a lembrança se foi sempre assim. Me lembro muito disso aos 3 anos, com minha avó achando graça nele andando e pulando "de ponta de pé". Outra característica do andar deles, é um jeito mais desengonçado, de pernas abertas, espaçoso e mais lento, com alguns podendo não conseguir andar em linha reta. Podem ser mais estabanados e se baterem ou caírem mais por aí.


Tudo isso pode ser trabalhado em terapia ocupacional, como eu comentei da preensão do Matheus. Na terapia se trabalha a coordenação como um todo, focando no que a pessoa mais precisa. Também pode ser trabalhada a questão de cores, luzes, texturas, sons e cheiros, pois os sentidos deles podem ser mais aguçados, digamos assim, e eles podem se incomodar com coisas que para nós, passa despercebido. Já li casos em que o terapeuta ocupacional conseguiu melhorar muito a restrição alimentar de algumas crianças, trabalhando com alimentos nas sessões, desde a criança cheirando o alimento, tocando com as mãos, até conseguir encostar a língua e depois, experimentar. Muito bacana, né?


Vou deixar aqui algumas ideias de atividades simples que podemos fazer em casa para auxiliar nossos filhos. Fiz muito com o Matheus e além da coordenação motora, trabalha também com atenção e foco. Dá pra plastificar as folhas para a criança fazer com canetinha e depois limpar para reutilizar quantas vezes quiser, ao invés de ficar imprimindo kilos de folhas. Aqui vão desenhos pontilhados para a criança completar, podem até pintar se quiserem e desenhos bem fáceis de fazer, com passo a passo. Eu fazia num caderno com ele, ele ia me imitando, pois senão copiaria os passos todos, ao invés de iniciar o desenho e ir completando com cada passo.


Todas as imagens são da internet, não são de minha autoria. Divirtam-se!


PONTILHADOS






DESENHOS FÁCEIS:




Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
Sugestões
Tags
Nenhum tag.
bottom of page