top of page

Inclusão é um direito de todos!

Há dias venho pensando sobre o que escrever aqui. Andava meio sem inspiração pra postar tanto aqui como no Instagram e hoje consegui pensar e sentar pra escrever.


Essa semana fui dar uma voltinha no shopping, enquanto esperava o Matheus na escola (ele está retornando aos poucos) e aproveitei para comprar o presente de Dia das Mães, já que a tendência é os shoppings ficarem cada vez mais lotados e eu tô fora hahaha! Então tive essa grata surpresa:

Eu já tinha visto há algum tempo, que virou lei ter o laço símbolo do autismo, nas placas de atendimento prioritário. Estava mais do que na hora disso acontecer, tendo em vista a dificuldade que é pra eles, esperarem em uma fila, entender que existe uma ordem de atendimento e tudo mais. Eu nunca tinha visto o laço em nenhum lugar antes, mas na Renner lá estava ele, numa placa linda e novinha! Senti até um calorzinho no coração e fotografei na mesma hora em que vi!!


Fiquei imaginando como seria estar na fila com o Matheus. Quantos olhares de reprovação eu receberia. Quantos comentários maldosos eu ouviria. Eu poderia me fingir de morta ou rebater tudo isso. Mas o fato é que o mundo ainda não está pronto para as deficiências que não são visíveis. Não gosto de tratar o autismo como uma deficiência, mas não encontro outro termo para utilizar neste caso específico. Uma pessoa que precisa de uma cadeira de rodas é vista pelo mundo. Uma pessoa com Síndrome de Down, também. Mas uma pessoa autista, sendo ela criança ou adulta, parece invisível, pois não tem nenhuma característica física que a "marque".


Isso é triste. Ainda postei hoje no Instagram sobre as diferenças. Enquanto o diferente for visto como feio, errado ou algo do tipo, as desigualdades e injustiças continuarão acontecendo. Enquanto o mundo for indiferente ao diferente, enquanto houver preconceito e julgamento, não iremos para a frente. Já pararam pra pensar em como a vida seria chata se todos fossem iguais? Se todos tivéssemos o mesmo corte de cabelo, usássemos as mesmas roupas, mesmos sapatos, pensássemos as mesmas coisas sobre tudo? Não evoluiríamos espiritualmente, fisicamente, socialmente nem moralmente.


Terminei o post lá e termino aqui com uma reflexão: já pararam pra pensar que tudo o que existe hoje no mundo, foi criado por alguém que pensou diferente algum dia? Poderíamos estar na idade da pedra ainda, esfregando pedaços de pau pra fazer fogo, caçando em matas e florestas para sobreviver, fugindo de predadores e sem todo o conhecimento e tecnologia que temos hoje. O diferente não é ruim!!!!


Então por que tratar o diferente com indiferença? Vamos refletir.


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
Sugestões
Tags
Nenhum tag.
bottom of page