top of page

02 de Abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Comecei com uma imagem antes do texto, pois o dia de hoje foi escolhido como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Mas essa consciência ainda tem muito para melhorar, em todos os aspectos. Vai outra imagem para começar a explicar:

Infelizmente ainda, para a maioria das pessoas, toda deficiência tem de ser vista, como se só existisse deficiência física. E os deficientes auditivos? E os deficientes visuais que não usam óculos escuros para, teoricamente, demonstrar que não enxergam? O mesmo acontece com o autismo. Não gosto de usar o termo deficiência, pois nem todos tem deficiência mental e nem todos são autistas de alto funcionamento (os ditos gênios). Nenhum indivíduo no mundo, é igual a nenhum outro, então por que, os autistas seriam todos iguais? Cada um tem suas particularidades e comorbidades, tem suas vivências familiares, escolares e afins e cada um tem suas capacidades próprias. O autismo é classificado como leve, moderado e severo, mas eu iria além disso: dentro desses níveis, há características muito individuais e que podem levar a sub níveis, por assim dizer. É a minha humilde opinião.


Na mídia se fala muito genericamente sobre o autismo e falam principalmente daqueles que conseguem se desenvolver bem, com boa comunicação e interação, que conseguem estudar e trabalhar normalmente e que podem desenvolver interesses e habilidades incríveis. Mas nem todos são assim e os autistas de grau severo, nunca são citados e não entendo isso. Ontem li um relato bem curto de uma mãe falando sobre isso, dizendo que a filha dela, adolescente ou adulta (ela não citou a idade mas tinham fotos), tinha o autismo feio e que esse autismo não é comentado nunca socialmente nem na mídia, que diz conscientizar a população. Autismo feio, é aquele em que os indivíduos tem crises nervosas, que gritam, se agridem e agridem aos outros, que não tem noção de perigo e podem sair correndo em meio a uma rua cheia de carros passando. É aquela imagem estereotipada que todo mundo tem, da pessoa que fica se balançando o tempo todo, mexendo e olhando para as mãos ou dedos, que roem unhas, batem a cabeça na parede. ISSO EXISTE! E MAIS DO QUE TODO MUNDO IMAGINA! E é esse autismo que nunca é falado, é esse autismo que ninguém enxerga, mas que quando aparece, é taxado de falta de educação, de birra e que é muito julgado.

Muitos autistas nunca chegarão a se comunicar e nem a interagir socialmente. As famílias provavelmente se isolarão, se não tiverem acesso a tratamento adequado e não digo de tratamento profissional, somente. As famílias precisam SIM, de acesso a profissionais adequados a lidar com o familiar autista, seja criança, adolescente ou adulto (porque também parece que autista é só criança e devem viver na Terra do Nunca, para nunca envelhecerem), mas também precisam de tratamento digno e respeitoso das pessoas em geral. Sempre digo que se não tiver uma palavra de apoio para dizer, não diga nada. O silêncio é preferível a uma palavra de julgamento. Ninguém sabe o que uma família que convive com um autista, passa. Ninguém sabe como é a rotina de uma pessoa autista, que tratamentos ela precisa fazer diariamente, com que emoções ela e quem está perto, sente. Isso pode levar a exaustão!


Meu filho consegue falar, mas ainda não totalmente de forma funcional. Ele consegue conviver socialmente, mas está numa fase bem difícil e esse convívio foi interrompido e está sendo retomado aos poucos. Ele é alfabetizado e sabe ler e escrever, mas também ainda não consegue fazer isso de forma totalmente funcional. Ele está numa fase agressiva e é bem difícil de lidar com isso e fazer com que ele saia de uma crise nervosa. São gritos, suor misturado com lágrimas e exaustão extrema, física e emocional. Tentamos moldar uma rotina diária, mas nem sempre é possível segui-la e com o passar do tempo, aprendemos a lidar melhor com isso, mas nunca é e nunca será fácil. Hoje eu lido muito melhor do que eu já lidei, mas sei que tenho uma caminhada longa, tenho muito a aprender e muito a melhorar. Conhecendo meu filho, eu conheço a mim mesma e essa evolução é necessária para o bem estar de todos.


Tenho postado bastante no Instagram, pelo acesso ser mais fácil pelo celular do que pelo computador, mas vou me programar, pelo menos nesta semana, para postar a semana toda aqui. Vou encerrando com mais uma imagem e já com os dedinhos coçando pra escrever de novo rsrs


VAMOS NOS CONSCIENTIZAR E APOIAR OS AUTISTAS E SUAS FAMÍLIAS. AS PEÇAS SE ENCAIXAM QUANDO TODO MUNDO SE MOBILIZA E AJUDA, COM AMOR E CARINHO!



(obs: segue a gente no Insta e acompanhe os pequenos textos e fotos, com comentários e sugestões! @colorindomundoazul)

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
Sugestões
Tags
Nenhum tag.
bottom of page