top of page

Conversando

Estou há alguns dias remoendo um assunto que não sabia se devia escrever ou não, mas o servidor aqui não estava me permitindo escrever. Vamos ver se agora consigo rsrs

Longe de mim parecer amarga, invejosa ou estar julgando, mas precisava desabafar sobre os cuidados que uma criança autista requer e que na maioria das vezes, fica a cargo das mães e que elas podem não receber auxílio ou apoio, quer seja por falta de aceitação da família (inclusive o pai da criança), seja por falta de condições financeiras ou pessoais mesmo. Essa mãe precisa reestruturar toda sua rotina, a vida com a qual estava acostumada para poder oferecer os cuidados que estiverem ao seu alcance. É duro. É cansativo do ponto de vista físico e exaustivo do ponto de vista emocional. Mas ver os resultados aparecendo diante desses esforços, é extremamente recompensador.


Já li algumas vezes que o cansaço de uma mãe de autista se compara a um soldado de guerra. Não posso dizer que concordo pois nunca fui soldado de guerra rsrs, mas posso sim, afirmar que chegamos ao limite do esgotamento total sempre. Nenhum dia é igual ao outro, já disse isso algumas vezes e vou dizer sempre. Fui aprendendo que não posso planejar muitas coisas, pois não sei como elas estarão no minuto seguinte... Hoje eu me frustro bem menos quando um plano não dá certo, mas não posso dizer que ainda não me frustro. Só que aprendi a lidar com isso de uma forma diferente e creio que a vida é um constante aprendizado.


Outra coisa que sempre leio, é que o casal também precisa ter um tempo pra se curtir e fortalecer essa união e parceria, mas nem sempre isso é possível. Se a gente não tem ajuda na prática diária, como teremos para ficar com a criança para podermos nos distrair? Para quem está de fora, pode parecer que estamos querendo nos livrar do cargo, repassar para alguém para nos divertir, mas não é assim. Nós respiramos o universo do espectro o tempo todo e volto a dizer, acaba sempre sendo mais a mãe do que o pai. Esse pai, que é marido, muitas vezes não compreende o cansaço da mãe e esposa e a cobra por muitas coisas, entre elas, atenção para ele. Essa mãe e esposa, cobra o pai e esposo, por atenção ao filho (ou filhos) e por mais ajuda a ela, que está extremamente cansada, e ele responde que trabalhou o dia todo e ele sim, está cansado. E isso entra num círculo vicioso e se uma das partes "fraquejar", digamos assim, esse casamento se acaba num estalar de dedos, infelizmente. Não acho errado as pessoas compartilharem suas experiências, mostrarem o que está funcionando para elas, o que as fazem felizes, mas penso que as vezes, é preciso mais empatia para com quem vai ver ou ler esse conteúdo. As pessoas não tem a mesma força física nem mental e com o cansaço exacerbado, tem coisas que podem ser vistas como provocação, como bullying ou o que quer que seja. Uma mente cansada, estressada ou depressiva, produz pensamentos atípicos e é preciso muito cuidado com isso. Muito mesmo! Toda dica é benvinda, mas tomando as devidas precauções com o público que vai ser atingido. Certo? ;)













Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
Sugestões
Tags
Nenhum tag.
bottom of page