top of page

02 de Abril - Dia da Conscientização do Autismo

Cá estou eu para escrever sobre este dia: o Dia da Conscientização do Autismo.

Posso ser bastante radical no que vou escrever, mas é o que eu penso não só sobre este dia, mas em todos os dias "comemorativos", de "conscientização", ou o nome que tenham.


Acho legal existir o Dia da Conscientização do Autismo, mas nada adianta o tema ser presente SÓ nesse dia, pois o autismo existe todos os dias! Não é porque na sua ou na minha família não tem nenhuma pessoa com autismo que ele não existe. Ele é muito presente dentro das famílias que o vivem, mais do que qualquer pessoa possa imaginar! Pensando assim, o mesmo ocorre com o "Dia da Consciência Negra". As lutas que os negros enfrentam são distantes para mim, mas não significa que não existam. Elas apenas são mais presentes para essas pessoas do que para mim, assim como o autismo é totalmente parte de mim e não de milhares de pessoas.


Só eu sei as batalhas que travo diariamente para que meu filho seja feliz, aceito e se desenvolva de acordo com seu potencial. Só eu sei as dores que sofro por ver um mundo tão desigual e tão cruel com a diferença com que ele e tantas outras pessoas são tratadas. Só meu travesseiro sabe as lágrimas que derrubei em silêncio quando me perguntei como seria o futuro dele. Só meu coração sabe como é pulsar de alegria com cada avanço que ele tem e com o tanto de amor que cabe dentro dele!


Não vivemos um dia igual ao outro, não existe uma constância de sentimentos ou de vivências. A rotina é de altos e baixos, o aprendizado é por tentativa e erro, pois eu aprendo junto com ele: bato palmas nas alegrias, choro no desespero, mas sempre o incentivo a continuar e incentivo a mim mesma a procurar ser um pouco mais forte a cada dia, pois não é fácil. É exaustivo mesmo, chego no limite das minhas forças quase que diariamente, já pensei em desistir várias vezes, mas graças ao nosso Paizão lá em cima, continuo persistindo e continuarei sempre, por amor ao meu filho e por querer que ele cresça sendo muito feliz e muito amado! O que eu vivo não é melhor e nem pior do que os outros; é somente a minha realidade e que eu vivo de acordo com o que posso.


Vi esta imagem várias vezes já hoje, e foi ela que me inspirou a vir escrever:

Vi essa imagem várias vezes hoje e foi ela quem me inspirou a vir escrever:

O Dia da Conscientização do Autismo deveria servir realmente para CONSCIENTIZAR O MUNDO, que o autismo existe todos os dias e não somente no dia 02 de abril! A conscientização precisa ser diária e não somente em um dia do ano, senão não tem razão de ser. Até pode ser que hoje o mundo amanheceu disposto, mas será que ele vai continuar assim em todos os 365 dias do ano? Para refletir...


Saberei que o mundo está conscientizado, no dia em que eu e meu filho não recebermos nenhum olhar de julgamento, de raiva ou de pena, mas sim, de compreensão e apoio.










Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
Sugestões
Tags
Nenhum tag.
bottom of page