Rotina
Depois de uma pausa, consegui retornar, ebaaa!!
Decidi falar sobre rotina, pois foi o que alterou aqui nas últimas semanas e fiquei sem conseguir vir escrever nem postar mais nada na página do face também. Todas as crianças precisam de rotina, pra organizar as atividades diárias e manter um padrão cotidiano. Mas as crianças autistas precisam dessa organização ainda mais do que as outras crianças. Elas precisam saber antecipadamente o que vai acontecer, elas precisam dessa "previsão" para saber o que vão passar, vivenciar, senão podem ter uma crise nervosa e às vezes, é bem difícil de controlar.
A maioria dos autistas é bem visual e literal. O que isso significa? Eles conseguem pensar e entender melhor, visualizando em imagens, o que as pessoas estão falando, principalmente em aprendizado escolar, que pode ser bem abstrato pra eles. E eles são literais pois não conseguem compreender gírias, eles vão transforma-la em algo concreto e totalmente literal, sem entender o que aquilo quer dizer. Um diálogo de exemplo:
"-Mamãe, eu quero comprar um brinquedo novo!
- Nem que a vaca tussa!"
A criança autista vai transformar essa fala na imagem de uma vaca tossindo e não vai entender o que isso tem a ver com o pedido dela em comprar um brinquedo novo. Ela pode repetir o pedido, ela pode se calar, ela pode se sentir frustrada e ter uma crise de grito, choro ou ela pode até perguntar o que isso quer dizer, vai depender de cada criança, né? Mas a compreensão fica comprometida e pode haver frustração.
É importante a comunicação direta, com linguagem simples e olhando nos olhos, por mais que eles desviem o olhar. E ir antecipando os acontecimentos com eles, também dependendo de como eles são. Com o Matheus, eu já fiz essa antecipação de um dia para o outro, e gerou uma ansiedade enorme nele, dele dormir mal a noite. Então hoje, se tiver algum compromisso a tarde ou noite, eu falo de manhã, e se for de manhã, dependendo do horário, eu falo quando ele acorda ou precisa ser antes dele dormir mesmo, não tem jeito. E rezando pra que ele não fique ansioso nem nervoso e consiga dormir rsrs A melhor maneira de tentar se manter o comportamento deles, é manter a mesma rotina todos os dias, com horário de acordar, tomar café, almoçar, ir pra escola, fazer lição, dormir e tudo mais. Claro que imprevistos acontecem, às vezes aparece algo de surpresa e precisamos mudar os planos, faz parte. Mas precisamos explicar essa mudança, de forma simples e dizer que faremos algo antes da atividade de costume.
O Matheus não tem muita dificuldade em se adaptar nessas situações, a não ser que ele esteja fazendo algo que goste muito, e precisamos tirá-lo do ambiente ou da atividade. Na escola já aconteceu e em casa, quando ele jogava videogame, também. Acabamos guardando escondido dele, pois causava muita agitação e recusa dele em sair de casa para qualquer lugar. E isso porque só liberava nas férias! Então não existe uma fórmula mágica, cada criança é única e seus pais, cuidadores, professores e pessoas próximas, devem observá-la e assim, ir entendendo melhor como ela funciona, como reage e ir trabalhando da melhor forma com eles. Certo?
E mesmo atrasado, fica aqui o meu FELIZ DIA DAS CRIANÇAS! Que cada uma seja iluminada pelo Papai do Céu e que todas sejam sempre muito felizes, saudáveis e crianças por muito tempo!