top of page

Sinais do TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Olá, pessoal!


Pedi uma "consultoria" para o marido, sobre o que ele achava que eu deveria escrever, ele sendo leitor, o que ele gostaria de ler, e então ele disse que é sempre bom alertar e informar, então o tema escolhido foram os sinais do autismo. Na verdade, não se fala mais autismo há algum tempo e eu também não sabia rsrs Existem diferentes níveis em que ele se manifesta, inclusive a Síndrome de Asperger é uma forma de autismo, chamada de "alto funcionamento", então houve a renomeação para TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ou TEA. Então se vcs lerem essa sigla, eu não estarei falando de CHÁ em inglês não, tá? Hehehe!


Vou começar falando um pouco dos sinais que o Matheus apresentava e a gente não tinha prestado atenção. Ele foi um bebê desejado e planejado, como eu contei antes, nasceu totalmente saudável e foi um bebê risonho, amamentei por quase 1 ano (faltou uma semaninha pra completar rs), porém precisei introduzir fórmula um pouco antes, quando voltei a trabalhar, pois não conseguia tirar meu leite em quantidade suficiente e mesmo oferecendo o peito, muitas vezes ele não parecia saciado. Mas essa informação não é relevante para o diagnóstico, eu que quis falar kkkk

Eu ficava com ele pela manhã e minha mãe a tarde, e como trabalhamos em família, eu e ela começamos a trabalhar meio período. O Matheus demorou um pouco para segurar objetos, eu colocava na mão dele e ele segurava por alguns momentos e largava e não tinha muita curiosidade em pegar nada. Ele também demorou para sentar, a gente o colocava sentado e ele ia escorregando e deitava, ele já tinha 7 meses. E para ficar em pé segurando na grade do berço também, eu o colocava e posicionava as mãozinhas dele e ele parecia super feliz kkkkk A gente dizia que ele era preguiçoso e tínhamos de ajudar e mostrar como fazer as coisas pra ele poder fazer. Já na fala, todos pensávamos que ele ia ser super tagarela, pois ele resmungava e falava na língua dele, o tempo todo, e foi o que não aconteceu.


Ele começou a engatinhar com 10 meses e andou com 1 ano e 3 meses, dentro do tempo normal. E o mais intrigante e fator super importante, é o olhar nos olhos. Não me lembro dele NÃO olhar, me lembro que ele era bastante atento e me olhava sim, e sinceramente não consigo me lembrar de como era o olhar dele para outras pessoas.


Ele foi para a escola, em período integral, com 1 ano e 9 meses e foi lá que começamos a perceber algumas diferenças, mas também nunca pensamos que pudesse ser autismo nem nenhuma outra coisa. Ele não socializava com as outras crianças, pensamos que pudesse ser por elas serem todas menores do que ele. Como ele faria 2 anos em setembro e entrou na escola em junho, pelas normas da Secretaria de Ensino, ele tinha de ficar no berçário ainda. Ficamos pensando por algum tempo se não foi por isso que ele não socializava e ficou com comportamento mais infantil, mas depois desconstruímos esse pensamento. No brincar, ele sentava num cantinho e brincava sozinho, se olhava no espelho que tinha na sala de estimulação, subia e descia num tipo de escorregador fofinho, mas nada de procurar as outras crianças. Ele tinha carrinhos de tecido que adorava, colocava pra andar no chão como toda criança, mas também girava as rodinhas. Ele gostava de enfileirar objetos: carrinhos, lápis, canetas... E se não ficassem milimetricamente alinhados, ele desmontava tudo, gritava, se jogava no chão... Aí o pensamento era "ele é virginiano forte desde cedo". Ele adorava ver ventiladores girando e gostava de olhar pro meu relógio de pulso.

Eu não fazia a menor idéia de que tudo isso eram sinais de autismo! Eu tinha a imagem de que o autista era aquela pessoa que ficava balançando o corpo o tempo todo, com as mãozinhas pra frente, que batia a cabeça na parece ou batia as mãos na cabeça, se auto agredindo. Essa idéia é totalmente errada e antiga e eu me senti envergonhada quando soube... Mas aprendi também, que não ter a informação, não é vergonha pra ninguém, mas depois de tê-la e ficar com os braços cruzados, é sim.


Tenho uma ilustração bem explicativa sobre os sinais todos e gosto muito dela, peguei pesquisando no "Google" e deixo aqui pra vocês. Mas cuidado: nem tudo é indicativo de autismo! Se houver qualquer suspeita, procure um médico, pode ser até o pediatra que acompanha a criança a vida toda, ele vai saber encaminhá-los para o melhor atendimento. Porém se isso não acontecer, procurem um neurologista ou psiquiatra infantil, certo? E lembrando que estou sempre à disposição para ajudar no que eu puder e souber! ;)

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
Sugestões
Tags
Nenhum tag.
bottom of page